Como impulsionar a sua empresa com conteúdo para blog

Nos dias de hoje, em que o Marketing de Conteúdo é valioso para aumentar vendas e conquistar clientes de uma empresa, é importante saber como criar conteúdo para blog.

Os blogs existem desde os primórdios da internet e até hoje possuem relevância. Eles são versáteis, podem ser personalizados com diferentes layouts, apresentar textos, vídeos, GIfs, fotos e infográficos, tudo depende da criatividade (e do objetivo) do dono do blog.

Nesse contexto em que o conteúdo dá as cartas, saber criar conteúdo para blog e escrever para blog é fundamental para impulsionar as estratégias de um negócio, seja ele um pequeno ou grande empreendimento.

O blog empresarial deve ter conteúdo relevante para conseguir engajar a audiência. Por isso, criar conteúdo para blog exige técnica, planejamento e um bom conhecimento das características desse tipo de canal. Independente de ser um blog empresarial ou de conteúdos variados.

Por isso, nesse artigo, vamos apresentar tópicos importantes sobre como criar conteúdo para blog, como escrever para blogs, inclusive para os mais variados tipos de assuntos.

Mas antes, para entender a relevância – e a resistência – dos blogs nos dias de hoje, é importante conhecer como tudo começou.

Tópicos

Breve histórico dos blogs

A gênese do que hoje conhecemos como blogs está no ano de 1994, graças a um estudante chamado Justin Hall, que criou uma página na internet para apresentar textos acerca do cotidiano.

À época, quando a internet era “tudo mato”, Hall mal sabia que no futuro os blogs seriam fundamentais para empresas, para instituições jornalísticas e até mesmo para quem pretende lucrar criando conteúdo na internet.

Entretanto, é interessante ainda salientar que o blog do Justin Hall, que abriu a porteira para outros muitos outros mais tarde, até hoje continua na ativa.

Já em 1997 o pesquisador Jorn Barger criou um blog para chamar de seu. Ele também apresentou ao mundo o termo “weblog”, que vem da junção da frase “we blog”, que quer dizer “nós blogamos”.

Quando entramos no século XXI, Peter Merhols reduziu o termo “weblog” para blog. Nesse período os blogs já dominavam a Terra, inclusive já existiam empresas que atuavam nesse segmento de softwares de criação de blogs. O Blogger era uma delas.

Em 2003 a plataforma WordPress veio ao mundo e até hoje é uma das mais utilizadas por usuários experientes e também por iniciantes. Por meio dela é possível criar blogs para empresas, para instituições educacionais, jornalísticas, enfim, para os mais diversos propósitos.

“As pessoas não leem mais blogs”

Ainda que a era digital seja caracterizada pela rapidez e efemeridade das coisas, os blogs ainda são canais relevantes tanto para quem quer criar ou receber conteúdo. Por tanto, a ideia de que eles se tornaram os dinossauros da internet é equivocada.

De acordo com a Optinmonster que compilou dados de diversas pesquisas e empresas, os blogs continuam fortes, ainda mais se levarmos em conta esse período de pós-pandemia, em que conteúdos dos mais variados são acessados diariamente por públicos dos mais variados.

Para se ter ideia, 43% das pessoas admitem ler os posts de blog, sendo esse canal a 5ª fonte mais confiável para a coleta de informações online. Ao todo, 77% dos internautas leem blogs sim! Logo, essa história de que as pessoas não leem na internet é pura lenda urbana.

No quesito blog para negócios, esse tipo de canal tem tudo para fortalecer a presença digital, viabilizar iniciativas multichannel e dar suporte para o Marketing de Conteúdo.

De acordo com o mesmo levantamento, as empresas que possuem um blog obtêm 97% mais links para seus sites principais.

Da mesma forma, criar conteúdo para blog também continuam sendo uma alternativa atraente para quem quer ganhar dinheiro na internet. A razão para isso é que os blogs são versáteis e não se limitam a oferecer aos usuários conteúdos em texto, pois também podem trazer vídeos, gráficos, GIFs.

Ainda assim, para quem é um freelancer, um blog pode ser um canal para mostrar os principais trabalhos desse profissional. Sendo assim, redatores, publicitários, jornalistas, fotógrafos, escritores e outros profissionais podem utilizar essa eficiente vitrine virtual.

A produção de conteúdo para blog é a principal engrenagem da internet

A produção de conteúdo para blog é uma engrenagem valiosa nessa máquina chamada “mundo dos negócios”, especialmente nos dias de hoje, em que muito se fala em Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração.


Por falar em escrever para blogs, clique aqui e fique por dentro das principais técnicas de Webwriting


Isso porque os blogs são canais propícios para a criação e a divulgação de conteúdo, pois podem ser acessados facilmente, consolidando a autoridade da empresa, fortalecendo a imagem da marca e gerar oportunidades de negócios.

Como criar um blog de forma rápida e simples

Não é difícil criar um blog para negócios. Hoje em dia as ferramentas disponíveis que possibilitam estruturar e escrever para blog são completamente intuitivas.

Em outras palavras, se você entende pouco (ou nada) de linguagem de programação, ainda assim poderá ter um blog para chamar de seu.

A criação de um blog empresarial depende de alguns recursos básicos. Eles são fundamentais para a postagem de conteúdo e até mesmo para a divulgação dele. Confira quais são eles a seguir.

Registre um domínio

É impossível falar em criar conteúdo para blog sem investir no registro de domínio. Lembre-se que se o blog é a vitrine da sua empresa na internet, o domínio é o endereço da sua vitrine.

Por isso, ter um domínio registrado, nesse caso, traz muito mais credibilidade para o seu blog, consolidando também mais autoridade para a sua empresa.

O registro de domínio é fácil e pode ser feito de forma rápida e segura. Graças a um bom domínio é possível demonstrar mais profissionalismo para o seu blog e, consequentemente, para a sua empresa.

Contrate um serviço de hospedagem 

Se o domínio é o endereço do seu blog, a hospedagem é o servidor onde o seu blog ficará disponível para ser acessado. A hospedagem basicamente consiste em um serviço online que possibilita a publicação de um site ou blog na web.

Simplificando, podemos dizer que, a partir do momento que você adquire um serviço de hospedagem, você está, de certa forma, efetuando o aluguel de um espaço dentro de um servidor.

Nesse servidor ficam armazenados todos os arquivos e dados necessários para que o seu blog funcione da maneira correta.

Para blogs iniciantes, que normalmente contam com um tráfego mais baixo, você pode adotar um plano de hospedagem mais barato. Contudo, ao notar o tráfego elevado e o crescimento do blog, é fundamental investir em uma hospedagem com mais recursos.

Escolha a plataforma de blog 

O seu blog já possui o domínio e a hospedagem, ou seja, ele já tem casa e endereço. Mas falta ainda algo: a estrutura. É para isso que serve a plataforma de CMS.

CMS é a sigla para Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo. É ela que permite a estruturação do seu blog, personalizando o layout, efetuando postagens e inserindo vídeos e imagens.

Hoje em dia não faltam plataformas de gerenciamento. Todas elas são intuitivas e repletas de recursos, porém, as estatísticas mostram que o WordPress é a plataforma de CMS mais utilizada no mundo inteiro.

Os EUA são os campeões no uso da ferramenta, ficando o Brasil em 4º lugar no ranking de uso da ferramenta.

Escolha o layout e os plugins 

E falando em WordPress, uma das principais características dessa plataforma é a variedade de plugins e templates disponibilizados. Alguns são gratuitos, outros não. Porém, com o intuito de turbinar o seu blog de negócios, vale investir nos premium, pois possuem mais recursos.

Lembre-se que apenas com um bom template você tem condições de criar uma cara, uma identidade para o blog, que seja de acordo com a proposta do seu negócio.

Além do mais, há os plugins, que são pequenas extensões capazes de acrescentar mais funcionalidades para o blog. Há plugins para otimizar palavras-chaves nas postagens, gerenciar links, ajustar tamanho das imagens e outras funções importantes.

Mas aí vai uma dica: Utilize plugins com moderação. O excesso deles pesa e dificulta o bom desempenho do blog.

Benefícios da produção de conteúdo para blog nas empresas

Conteúdo-para-blog---Benefícios

Um blog para negócios é uma ferramenta essencial para quem quer adotar estratégias de Marketing de Conteúdo, trazendo com isso uma série de benefícios. Entre eles vale destacar alguns abaixo.

Ajuda no posicionamento e reconhecimento da marca

Ao produzir conteúdo para blog, a empresa conta com mais páginas a serem indexadas no Google, especialmente se comparado com um site convencional.

As postagens de conteúdo em um blog também aumentam a probabilidade de outros sites linkarem para o seu, otimizando o posicionamento nos buscadores e resultando em mais visibilidade.

Criar conteúdo para blog é muito mais barato que o Marketing tradicional 

O Marketing de Conteúdo, que visa atrair o público, pode ser feito por meio de um blog profissional, desenvolvido especialmente para criar conteúdo com o intuito de gerar autoridade para o seu negócio e fortalecer a sua marca.

A estratégia de conteúdo para blog não demanda gastos exorbitantes para a empresa, consolidando com isso uma solução mais barata e acessível. De acordo com o Demand Metric, o Marekting de Conteúdo custa 62% a menos que o Marketing tradicional.

A produção de conteúdo para blog proporciona resultados orgânicos e de longo prazo 

A criação de conteúdo para blog permite que mais páginas sejam indexadas no Google, fazendo com que uma empresa ou marca tenha melhor posicionamento nos resultados de busca.


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Tais resultados orgânicos são essenciais para viabilizar a divulgação com o mínimo de gastos para o negócio.

Escrever para blog ajuda a construir autoridade de marca 

Ao realizar postagens sobre o produto ou serviço, se torna mais fácil mostrar conhecimento a respeito do tema e sobre o que a empresa vende. Isso resulta em mais autoridade para o seu negócio e consequentemente no aumento das vendas.

Ao criar conteúdo para blog com qualidade, acessos e comentários serão mais comuns, reforçando que a marca entende do assunto e com isso tem mais credibilidade nas informações. Ou seja, quem se depara com as postagens se sente mais confiante para adquirir o produto ou o serviço.

Um blog pode ser usado para educar o público

Um blog ajuda a mostrar como o produto ou serviço pode solucionar as necessidades dos clientes, destacando as qualidades e as funcionalidades. Sendo assim, o conteúdo para blog é um dos caminhos mais curtos para sanar dúvidas do público.

Sendo assim, é possível, nesse sentido, efetuar postagens explicativas, seja por meio de textos, ilustrações e também vídeos.

Como estruturar um blogpost de sucesso

Para que o conteúdo do blog seja realmente eficiente, é preciso adotar estruturas capazes de garantir essa qualidade. Contudo, para criar conteúdo para blog de forma qualificada, vale adotar uma estrutura bem definida. Veja os passos abaixo!

Pense no público-alvo

Para quem você vai oferecer conteúdo? Essa é a pergunta fundamental para quem quer escrever para blog. Sem saber quem é a persona, fica difícil (praticamente impossível) encontrar um norte para esse projeto online.

Por isso, conhecer a persona é o passo inicial não apenas para elaborar as estratégias do seu negócio, mas também, para criar e proporcionar conteúdo de alta qualidade para o blog do seu negócio.

Hoje em dia, é possível contar com ferramentas de análises de dados para ter um conhecimento mais preciso acerca de quem é a sua persona e o seu comportamento.

Estude as palavras-chaves 

Para tornar o seu blog uma eficiente ferramenta de Marketing de Conteúdo, é necessário ficar atento para as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essas técnicas consistem basicamente em práticas que visam posicionar melhor um conteúdo nas páginas de busca.

Portanto, quando o assunto é criar conteúdo para blog, não dá para deixar essas famosas técnicas de otimização para sites de busca, especialmente um dos maiores componentes delas: o uso das palavras-chaves.


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Pense nas palavras-chaves que mais se encaixam com o segmento da sua empresa e, consequentemente, do seu blog. Estude os tipos de palavras-chaves possíveis para utilizar nas suas postagens. Há aquelas de cauda longa, que são mais específicas, e aquelas mais curtas, que são mais abrangentes. Cada uma delas tem as suas vantagens.

Além do mais, títulos e subtítulos – e até os textos que servem como legenda de fotos – também devem contar com legendas inseridas da forma mais orgânica possível.

Capriche nos títulos sempre que criar conteúdo para blog

Um bom título é como puxar o leitor pela mão e trazê-lo para dentro do seu texto. O título adequado chama a atenção, mas cuidado: é muito importante evitar os infames “clickbaits”.

O recurso do “clickbait”, também conhecido como “caça-clique”, tem o objetivo de fisgar o leitor por meio de chamadas sensacionalistas que criam uma expectativa em relação ao conteúdo e que nunca é cumprida.

Um exemplo disso pode ser um conteúdo em um blog sobre dietas. Um título como “Conheça 7 táticas milagrosas de emagrecimento” é uma isca.

O leitor passa o olho no título, acredita que vai se deparar com uma solução mágica e, após a leitura, conclui que o conteúdo não apresenta nada de novo.

Pense em uma boa meta-descrição 

A meta-descrição consiste em pequenos trechos de texto que os sites de busca mostram logo abaixo do título nos resultados de pesquisas. De um modo geral, a meta-descrição é um resumo que fornece ao leitor uma ideia do que é abordado no post.

Ah! não custa lembrar: meta-descrição que não traz uma palavra-chave do conteúdo não é considerada uma boa meta-descrição.

Não esqueça do CTA

Se a meta-descrição é importante para a estrutura do seu blog, o mesmo vale para o CTA, também conhecido como Call to Action, ou se você preferir, o Chamado à Ação.

O objetivo do Call to Action é concluir um texto interagindo com o leitor. “Deixe o seu comentário”, “compartilhe essa postagem” ou “assine a nossa newsletter” são exemplos comuns e eficientes de CTA. E nunca esqueça dos verbos no imperativo. Call to Action é literalmente ordenar o leitor a realizar uma ação.

Invista em uma boa introdução 

Falando em CTA e meta-descrição, a introdução também tem a sua relevância. Em poucos parágrafos (no máximo três), ela apresenta brevemente o que o leitor está prestes a encontrar na postagem.

Entretanto, é importante ainda utilizar na introdução a palavra-chave do conteúdo, porém isso deve ser feito de forma orgânica, dentro de um contexto, sem comprometer a compreensão do conteúdo.

Escolha boas imagens e trabalhe links 

Uma das principais características de um blog é trazer imagens nas postagens, pois elas são importantes e aumentam o interesse e engajamento nos conteúdos.

Quando bem inseridas, elas tornam a leitura mais agradável por quebrar os parágrafos. Quando bem escolhidas, elas enriquecem o conteúdo textual.

Imagens nas postagens são importantes, mas utilize com a devida moderação. O excesso de imagens no blog o torna muito pesado, compromete o carregamento rápido de página e, consequentemente, prejudica a boa Experiência do Usuário.

Conteúdo para blog não pode faltar link building

O Link Building também tem relevância na estrutura do blog e nas técnicas de SEO. Os links que você insere nas postagens (tanto os links internos quanto os externos) mostram o quanto o seu conteúdo é importante.


Neste link você vai saber os 10 mitos sobre Marketing de Conteúdo que devem ser deixados para trás


Atenção: Não exagere na quantidade de links. E nada de entupir os parágrafos com links. Além disso, de tempos em tempos, dê uma olhada se os links que você inseriu ainda funcionam. O Google não gosta de links quebrados e a presença deles prejudica o SEO do seu conteúdo.

Como criar um artigo de blog impecável

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Um bom conteúdo para blog é aquele que atrai o seu público. E a receita para esse sucesso é uma combinação de ingredientes, tais como conteúdo relevante, uso adequado das técnicas de SEO e um bom trabalho de divulgação.

Mas a coisa não para por aí. Ainda é possível acrescentar mais alguns importantes conceitos para você criar conteúdo para blog de qualidade.

Pense como um editor 

Isso mesmo! Na era do conteúdo online, a cultura do “faça você mesmo” ganha mais força. Por isso, quando se trata do conteúdo para blog, você tem que pensar como um editor.

Portanto, analise a sua mensagem no formato da Pirâmide Invertida, pense na estruturação do texto por meio de tópicos e veja quais as informações são as mais relevantes dentro da sua hierarquia.

Avalie os elementos da sua pauta 

Ao criar um conteúdo para o seu blog, estabeleça em um rascunho os títulos e os subtítulos. Não esqueça ainda de ter em mente o que deve ser abordado em cada tópico.

Sobretudo, é interessante também trazer em cada tópico a quantidade de palavras que eles irão conter. Isso ajuda a ter uma noção mais precisa da quantidade de informação que você vai apresentar.

Ao criar conteúdo para blog, escolha bem os links e referências 

Antes também de partir para a redação do conteúdo, já antecipe quais os links e outras referências você vai utilizar para enriquecer o seu texto.

As referências e links são de extrema importância não só para o SEO, mas para gerar mais autoridade e credibilidade das informações. Portanto, o cuidado com a apuração das informações e fontes são tão relevantes quanto a própria informação.

Elabore a conclusão e o CTA 

Na conclusão você vai lembrar o que o seu leitor encontrou no decorrer da jornada. Sendo assim, você vai mencionar, brevemente, os principais tópicos, reforçar algumas informações, utilizar algumas palavras-chave e também fechar tudo com um bom e eficiente Call to Action.

Revise o conteúdo 

A revisão ajuda a detectar possíveis erros gramaticais e de concordância. Lembre-se também que revisar significa ainda revisitar a sua postagem outras vezes. Essas visitas ajudam a ver o que merece ser atualizado, evitando que o conteúdo envelheça e perca relevância.

Estratégias de conteúdo para blog

Ao contrário de um site, um blog necessita de atualizações, seja ela mais postagens ou apenas correções de informações. Um blog, para gerar bons resultados ao seu negócio ou projeto online, deve ser alimentado com conteúdo.

Portanto, conheça antes o seu público-alvo, pois isso já vai mostrar qual é o tipo de conteúdo mais adequado e quais as melhores palavras-chaves. Além disso, fique por dentro de estratégias essenciais para a criação de conteúdo para blog nos pontos a seguir.

Estabeleça um calendário de postagens 

A eficiência e o bom desempenho de um blog dependem muito de planejamento. Diante disso, determinar um calendário de postagens auxilia muito na hora de planejar o seu blog.

Com datas previamente estabelecidas para a criação de conteúdo, facilita ao público acompanhar o seu blog, bem como permite ter mais tempo para pesquisar pautas relevantes.

Pesquise conteúdos atuais para criar conteúdo para blog

A qualidade do conteúdo passa muito pelo nível de relevância. Um blog de uma empresa de calçados, por exemplo, deve investir em conteúdos que estão sintonizados com o dia a dia.

Durante o verão é pertinente abordar quais calçados são mais adequados para essa estação. Já no mês das mães, vale falar sobre as tendências em calçados femininos. Ou seja, um bom blog está atento ao que ocorre no cotidiano.

Conheça alguns formatos de conteúdo para blog 

Formatos-de-conteúdo-para-blog

Alternativas não faltam na hora de criar conteúdo para blog. Existem vários formatos, entre eles estão:

  • Entrevistas
  • FAQs (Perguntas Frequentes)
  • Slides
  • Webseries
  • Webcomics
  • Infográficos
  • Guest posts (postagens realizadas por especialistas ou visitantes)
  • Estudos de caso
  • Podcasts

O importante é ir além do conteúdo textual e mesclar os formatos, pois isso torna o seu canal mais interessante e com mais chances de ter engajamento.

Invista na divulgação

As técnicas de SEO podem até ajudar o seu blog a angariar posições valiosas nos sites de busca, porém é necessário ajuda extra.

Por isso, para mostrar o seu blog ao público certo, é preciso atacar em várias frentes como redes sociais, newsletters, canais de vídeo, e-mail marketing, etc.

Mensure e corrija possíveis falhas

Mensurar os resultados é muito importante para saber o que está dando certo e assim manter ou alterar a estratégia de blogging.

Para isso, existem diversas ferramentas para saber o número de acessos e os conteúdos mais vistos. O Google Analytics é uma das ferramentas mais conhecidas para isso.


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Da mesma forma, é importante verificar e analisar possíveis falhas técnicas no sistema e também nos conteúdos como imagens indisponíveis, links quebrados e falhas de carregamento ou lentidão no servidor.

O conteúdo para blog é o principal combustível das estratégias digitais 

Quem pensa que o conteúdo para blog já não tem mais impacto na interação com o público e criação de autoridade para a marca, deve rever o quanto antes os seus conceitos.

Os blogs, quando bem utilizados, contribuem muito para as estratégias de Marketing Digital de uma empresa, especialmente em tempos de Omnichannel e outros conceitos cada vez mais presentes no cotidiano da gestão de negócios.

Um blog é importante não apenas por ser uma das primeiras mídias que se proliferaram na era da internet, mas também porque é uma ferramenta extremamente dinâmica e versátil.

Ao produzir conteúdo para blog é possível gerar mais credibilidade para a sua empresa e interação com o público-alvo. Tudo isso, claro, tendo em mãos uma boa plataforma (WordPress manda lembranças) e as essenciais técnicas de SEO.

E então, que tal impulsionar a sua empresa com a produção de conteúdo pra blog? Se você tem um e não atualiza, é melhor tirar a poeira e colocá-lo para funcionar. Caso você ainda não tenha, a hora de criar um é agora.

A Verbum Conteúdo é especialista em produção de conteúdo para diversas mídias e certamente temos a expertise para gerar excelentes resultados com estratégias de conteúdo. E o conteúdo para blog é apenas uma delas!

Portanto, entre em contato agora mesmo e fale com um dos nossos especialistas e comece hoje mesmo a produzir conteúdo com quem tem mais de uma década de experiência em Marketing de Conteúdo.

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